Ourique congratula-se com integração da ligação do Alqueva à Barragem do Monte da Rocha no Plano Nacional de Regadios

12/08/2020

Há muito que o Município de Ourique defende a concretização da ligação da água do Alqueva à Barragem do Monte da Rocha como pressuposto de sustentabilidade do abastecimento das populações e oportunidade de valorização do potencial agroalimentar. Foram anos de contactos com entidades e instituições regionais e nacionais em defesa do melhor para as nossas populações e para o nosso território.

Ainda recentemente no âmbito da audição pública sobre o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030, o Município de Ourique sustentou a importância da realização deste investimento estratégico para Ourique e para o Sul do Baixo Alentejo.

O Governo informou que a ligação da água do Alqueva à Barragem do Monte da Rocha integra o Plano Nacional de Regadios, será concretizada através do projeto "Circuito Hidráulico e Bloco de Rega de Messejana", num investimento previsto de 19M€, cujo projeto de execução está “em curso, estando prevista a sua conclusão para outubro de 2020. Será lançado em breve o Aviso de Abertura de Apresentação de Candidaturas.”.

Segundo o Governo “a execução deste circuito hidráulico permitirá regar uma nova área de 3000 hectares localizados entre Messejana e Panóias, no distrito de Beja. A rede principal fará ainda a ligação à barragem de Monte da Rocha permitindo o reforço de recursos hídricos da albufeira desta barragem, importante origem de água para abastecimento público e para o regadio do Alto Sado.”.

A concretização deste investimento significa a abertura de um conjunto de novas oportunidades para o desenvolvimento de Ourique e do Sul do Baixo Alentejo, num impulso que deve ser concretizado com sentido de sustentabilidade, equilíbrio e foco na geração de melhores condições de vida para as pessoas.

O Município de Ourique, com uma visão integrada das necessidades e do território, continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.