MUNICÍPIO DE OURIQUE ASSOCIA-SE AO EXERCÍCIO NACIONAL SOBRE O RISCO SÍSMICO

13/11/2019

O risco está presente nas nossas vidas e nos nossos territórios. Perante o risco nada como saber os procedimentos em caso de ocorrência, para minimizar os impactos do risco e adotar os comportamentos individuais e comunitários adequados.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove anualmente o Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.

O Município de Ourique, sintonizado com a existência de risco sísmico em território nacional e da importância da sensibilização da população, associa-se ao exercício de 2019 que, na sua 7.ª edição, decorrerá a 15 de novembro, às 11:15 horas.

Pretende-se, com este exercício, capacitar os cidadãos para saber como agir em caso de sismo. Neste sentido, é nosso objetivo que os cidadãos saibam o que fazer ANTES, DURANTE e DEPOIS de um evento sísmico, nomeadamente conheçam as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar para se protegem e sentirem mais seguros.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme, importa alargar sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação no Exercício de outros setores da sociedade civil.

O Município de Ourique apela à visita ao sítio na internet www.aterratreme.pt para a leitura dos procedimentos a adotar antes, durante e depois a eventual ocorrência de um sismo.

Perante o risco real, nada como estar informado sobre como prevenir e agir.