Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

População Sénior de Ourique em visita a Mafra

19/06/2019

O Município de Ourique tem desenvolvido um conjunto de respostas sociais destinadas às crianças, aos jovens, às famílias e à população com maior experiência de vida, com o objetivo de gerar melhores condições de vida e oportunidades de contactos com novas realidades.

 

Neste contexto de valorização das vivências e de reforço da coesão social, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Ourique vai realizar-se uma visita ao Palácio Nacional de Mafra e à Tapada de Mafra, a 26 e 27 de junho e 1, 5 e 8 de julho, destinada à população sénior, sendo gratuita para todos os que têm mais de 65 anos.

 

A iniciativa do Projeto Orika-te 3G e do Município de Ourique, com o apoio das Juntas de Freguesias do Concelho e do Centro de Saúde de Ourique, possibilitará o contacto com um dos mais imponentes monumentos nacionais e com um espaço de enorme biodiversidade.

 

Mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, o Palácio Nacional de Mafra é o mais importante monumento do barroco em Portugal. Em pedra lioz da região, ocupa 38.000 m, com 1.200 divisões, 4.700 portas e janelas e 156 escadas, magnificência apenas tornada possível pelo afluxo de ouro do Brasil.

 

A Real Tapada de Mafra foi criada em 1747 com o objetivo de proporcionar um adequado envolvimento ao Monumento, de constituir um espaço de recreio venatório do Rei e da sua corte e ainda de fornecer lenha e outros produtos ao Convento. Com uma área de 1200 hectares, a Real Tapada de Mafra era rodeada por um muro de alvenaria de pedra e cal, com uma extensão de 21 Km. Com a implantação da República passou a designar-se Tapada Nacional de Mafra (TNM), sendo utilizada fundamentalmente para o exercício da caça e para atos protocolares. A partir de 1941 foi submetida ao regime florestal total, sob tutela da Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, passando a ser gerida numa perspetiva mais ambiental.

 

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Multimédia

CONTACTOS