Em Ourique, está de regresso o “Toca a Ocupar-te”.

07/06/2019

O contributo dos jovens nas dinâmicas das comunidades é muito importante, como impulso do presente e compromisso com a construção de um futuro positivo para o nosso território.

O Município de Ourique tem desenvolvido um amplo conjunto de iniciativas municipais que, ano após ano, potenciam essa relação positiva de participação cívica e de ocupação dos tempos livres, respondendo também à preocupação dos pais de encontrarem programas para o período de férias escolares.

O programa “Toca a Ocupar-te” assume-se como uma oportunidade de ocupação dos tempos livres dos jovens entre os 12 e os 18 anos, inclusive, residentes no concelho de Ourique, centrada no desempenho de atividades socialmente úteis que proporcionem conhecimento, a realização de atividades que valorizem a capacidade de intervenção e a participação social e cívica.

O programa promoverá a interação dos jovens com as realidades da vida ativa, melhorando o conhecimento da realidade em que se inserem, em áreas como a proteção e salvaguarda do património histórico, a defesa do ambiente, a promoção e divulgação cultural e as ações de âmbito social, num contexto de incentivo à responsabilidade, à solidariedade, à cidadania e à interajuda.

Cada jovem candidato só poderá escolher e participar no programa durante um dos quatro períodos: de 1 a 12 de julho, de 15 a 26 de julho, de 29 a 9 de agosto ou de 12 a 26 de agosto. Os horários serão na primeira semana das 9 às 12:30 horas e na segunda das 14 às 17:30 horas, auferindo cada participante de uma bolsa no valor de 50 euros, desde que participe integralmente nas 2 semanas do projeto. Os participantes dispõem de seguro de acidentes pessoais.

Para mais informações e concretização das inscrições poderá ser contactado o Gabinete de Ação Social do Município de Ourique.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique.