Ourique na rota do futuro, Central Solar Fotovoltaica Ourika é inaugurada a 26 de julho.

23/07/2018

O Município de Ourique tem desenvolvido uma estratégia de desenvolvimento local que concilia a afirmação das marcas da sua identidade rural e das suas tradições com a projeção de novas oportunidades, como as energias renováveis, em especial, no aproveitamento dos índices máximos de exposição solar.

Nesta conjugação entre passado, presente e futuro, o projeto empresarial da MorningChapter de construção da Central Solar Fotovoltaica Ourika será inaugurado no dia 26 de julho, pelas 16 horas, em Ourique, com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e do Diretor-Geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.

O investimento de cerca de 35 milhões de euros permitirá a produção de energia suficiente para cerca de 25 mil famílias, evitando a emissão de 49.944 toneladas de Co2 por ano. O projeto concretizado pela WElink, único acionista da MorningChapter, em parceria com a China TriumphInternationalEngineeringCompany (CTIEC), foi concebido e implantado em moldes inovadores.

A Central Solar Fotovoltaica OURIKA é um projeto pioneiro a nível europeu.É a primeira central de grandes dimensões que não tem tarifa garantida suportada pelos contribuintes, vai ser a primeira a ser ligada diretamente à Rede Nacional de Transporte da Rede Elétrica Nacional, de acordo com o novo regulamento da ligação de geradores às redes da União Europeia, e foi concretizada segundo as melhores soluções do setor das renováveis.

O Município de Ourique, que já contribui de forma ativa para a riqueza nacional através da capacidade produtiva e transformadora do seu Mundo Rural, passa a dar um contributo para a geração de energia limpa e para a sustentabilidade ambiental do país.

A Central Solar Fotovoltaica OURIKA contribuirá ainda para a redução da necessidade de importação de combustíveis de origem fóssil, aumentando a independência energética nacional e europeia (menos gás natural importado da Rússia e menos necessidade de energia nuclear).

A Central Solar Fotovoltaica Ourika reforça a aposta do governo e dos investidores privados na produção de energia tendo por base as fontes renováveis, sublinhando a abertura de uma nova área de afirmação do Município de Ourique como terra de futuro.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

PROGRAMA

16h15 – Recepção das entidades oficiais e convidados na Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio

16h30 - Cerimónia de Apresentação do Projecto da Central Solar Fotovoltaica OURIKA-Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio

16h45- Intervenções:

- Representante da Morningchapter

- Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Dr. Marcelo Guerreiro

- Secretário de Estado da Energia, Dr. Jorge Seguro Sanches

- Director Geral da Energia da Comissão Europeia, Dr. Dominique Ristori

- Ministro da Economia, Professor Manuel Caldeira Cabral

17h15 – Oferta de beberete, Biblioteca Municipal Dr. Jorge Sampaio

18h00 – Partida para a estação da REN e para a Central Solar Fotovoltaica OURIKA, Grandaços

18h15 – Visita à Estação da REN, Grandaços