Toca a Ocupar-te 2018

04/06/2018

MUNICIPIO DE OURIQUE VOLTA A DISPONIBILIZAR PROGRAMA PARA AS FÉRIAS DOS JOVENS DOS 12 AOS 18 ANOS EM 2018

No quadro das políticas sociais de apoio aos jovens e às famílias, o Município de Ourique volta a disponibilizar uma oferta de ocupação do tempo de férias, que responde a uma preocupação dos pais – o que fazer com o tempo livre de férias dos seus filhos?-e gera uma oportunidade divertida de contacto com a realidade do concelho, de aquisição de maior consciência cívica e de valorização das marcas da identidade de Ourique.

O programa “Toca a Ocupar-te”, tem por objetivo contribuir para o aproveitamento dos tempos extra letivos dos jovens, orientando-os para o desempenho de atividades socialmente úteis que proporcionem conhecimento, o contato com atividades e que potenciem a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens, contribuindo para o processo de educação não formal.

O Município de Ourique preparou um conjunto de atividades que vão promover o contato direto dos jovens com a vida ativa e melhorar o conhecimento da realidade em que estão integrados, designadamente na proteção e salvaguarda do património histórico, na defesa do ambiente, na promoção e divulgação cultural, e em ações de âmbito social, entre outras. O programa “Toca a Ocupar-te” pretende ainda fomentaros valores da responsabilidade, da solidariedade, da cidadania e da inter-ajuda nos jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos inclusivé, que deverão residir no concelho de Ourique há, pelo menos, um ano.

As inscrições decorrerão de 6 a 15 de junho de 2018, no Gabinete de Ação Social do Município, para uma programação de quatro períodos de 10 dias úteis, com um horário de 3,5 horas em cada. Cada jovem só pode escolher e participar no programa durante um dos seguintes períodos previstos: 1º Período - 2 de julho a 13 de julho; 2º Período - 16 de julho a 27 de julho; 3º Período - 30 de julho a 10 de agosto e 4º Período - 13 de agosto a 27 de agosto.

Cada participante terá direito a uma Bolsa no valor de 50,00€ (com obrigatoriedade de frequência total das 2 semanas completas de projeto) e seguro de acidentes pessoais.

Esta é mais uma das iniciativas integradas na estratégia municipal de concretização de políticas para as pessoas que concorram para a qualidade de vida dos cidadãos, para a fixação da população no concelho de Ourique e para a construção de um futuro melhor.

Para mais esclarecimentos, o Município de Ourique aconselha a consulta das normas integrais de participação e do formulário de inscrição no Gabinete de Ação Social do Município de Ourique.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

FICHA DE INSCRIÇÃO