Com o cofinanciamento do QREN, Programa INALENTEJO, o Município de Ourique dinamizou o projeto “Agenda 21 Local de Ourique”, o qual se caracterizou por ser um processo participativo através do qual o Município, Juntas de Freguesia, Associações, Cidadãos e Empresários trabalharam em conjunto e definiram prioridades para aumentar a Qualidade de Vida no concelho.
Deste trabalho de discussão e de definição de uma visão comum para o futuro do território surgiu umPlano de Acção para o Desenvolvimento Sustentável do Concelho de Ourique, o qual estabelece estratégias e orientações a nível local com vista à proteção ambiental, ao desenvolvimento económico e ao bem-estar da comunidade.
A Agenda 21 Local de Ourique foi um processo que implicou o envolvimento da população, induziu o trabalho em parceria, fomentou a cooperação e a responsabilização coletiva nas decisões tomadas e a partilha na resolução dos problemas.
Especificamente, a Agenda 21 Local de Ourique teve como objetivos:
- Definir prioridades e propor medidas que visem a melhoria da qualidade de vida e bem-estar, promovendo o crescimento sustentável do Concelho;
- Proteger e potenciar as características ambientais e ecológicas, promovendo a sua qualidade;
- Promover e estimular novas formas de envolvimento dos Cidadãos;
- Integrar as políticas sociais, económicas e ambientais, através de um processo participado;
- Sensibilizar e mobilizar a população para melhorar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida;
- Identificar os pontos fortes e fracos ao nível social, económico e ambiental.