Site Autáquico - Câmara Municipal de ourique

Ourique acolhe iniciativa europeia de valorização dos produtos mediterrânicos

26/03/2019

Município de Ourique, em articulação com os seus parceiros, tem dado expressão à estratégia de afirmação da fileira do porco alentejano e da marca Ourique Capital do Porco Alentejano.

 

Neste quadro, entre iniciativas próprias e impulsos desenvolvidos por outras entidades, Ourique tem acolhido diversas iniciativas de valorização do potencial do nosso Mundo Rural, como aconteceu recentemente com a XIII Feira do Porco Alentejano.

 

projeto europeu REALMed pretende melhorar os processos de autenticidade, rastreabilidade e valorização comercial de produtos Mediterrânicos tradicionais, como é o caso de boa parte dos produtos provenientes da fileira do porco alentejano.

 

Trata-se de um projeto europeu, que decorrer entre 2017 e 2020, com a participação de 6 países Mediterrânicos (Portugal, Espanha, Itália, Eslovénia, Marrocos e Tunísia) e 9 grupos de investigação, com o objetivo de contribuírem para o desenvolvimento das economias locais, a sustentabilidade dos processos produtivos e a melhoria da notoriedade dos produtos Mediterrânicos no mercado global.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, participa no seminário do projeto europeu REALMed que decorrerá na próxima quarta feira, 27 de março, a partir das 9:30 horas, no Centro de Convívio de Ourique, com a participação de promotores da iniciativa, em Portugal assumida pela Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Marcelo Guerreiro participará pelas 12:20 horas, numa Mesa Redonda, um debate transmitido pela Rádio Voz da Planície.

 

A iniciativa é acolhida em Ourique pela ACPA-Associação dos Criadores de Porco Alentejano.

 

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

Multimédia

CONTACTOS